quarta-feira, 12 de maio de 2010

Romance ESTÉTICA DA RESISTÊNCIA de Peter Weiss





PETER WEISS



Die Ästhetik des Widerstands
A Estética da Resistência



Romance



Tradução livre: Leonardo de Magalhaens
(2009/2010)



O romance “A Estética da Resistência” se tornou um livro 'cult': Peter Weiss conseguiu pois uma Síntese narrativa do movimento político e estético dos anos 20: ele desdobrou, revelou uma Estética que é uma Resistência contra todo tipo de opressão e ao mesmo tempo é a Resistência uma Estética inscrita, que o preserva de todos os dogmáticos.



O que o romance narra? Seu primeiro livro relata sobre amigos, jovens trabalhadores, a resumir a condição deles em setembro de 1937 em Berlim. Entre eles encontra-se o Narrador. A partir da Tchecoslováquia, onde seus pais residiam, ele rumou para a Espanha, onde tomou parte na Resistência armada, até setembro de 1938, com o colapso da República. Ele seguiu para Paris. Onde ele prosseguiu no último esforço para a formação de uma Frente Unida de ambos os abatidos Partidos de trabalhadores alemães. Depois surgiu a oportunidade de viajar para Estocolmo. No segundo livro é narrada a complexidade de sua experiências, vivências lá.



Em ambos os Volumes predomina a polêmica com obras de Arte; na parte conclusiva da Trilogia apresenta novamente o destino das pessoas no primeiro plano. O Autor prossegue no caminho delas: a estação final para muitas foram as celas de execuções do Terceiro Reich [Alemanha nazista]. Entretanto, a Resistência deixou seu legado.



Peter Weiss nasceu em 8 de novembro de 1916 em Nowawes, próximo a Berlim, e morreu em 10 de maio de 1982 em Estocolmo.
.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário